Seja Bem Vindo !

Espero que você goste, passe a ser um seguidor, dê opiniões e sugestões.
Aqui pretendo estar sempre colocando novidades para você.
Um forte abraço !!!

domingo, 27 de março de 2011

História do eclipse do Sol

   Capitão ao Sargento- ajudante:
   _ Sargento! Dando-se amanhã um eclipse do sol, determino que a campanha esteja formada, com uniforme de campanha, no campo de exercício, onde darei explicações em torno do raro fenômeno que não acontece todos os dias. Se por acaso chover, nada se poderá ver e neste caso fica a companhia dentro do quartel.
   Sargento – ajudante ao sargento do dia:
   _ Sargento, de ordem de meu capitão, amanhã haverá eclipse do sol, em uniforme de campanha. Toda a companhia terá de estar formada no campo de exercício, onde meu capitão dará as explicações necessárias, o que acontece todos os dias. Se chover, o fenômeno será mesmo dentro do quartel!
   _ Sargento de dia ao cabo:
   _ Cabo, o nosso capitão fará amanhã um eclipse do sol no campo de exercício. Se chover, o que não acontece todos os dias, nada se poderá ver. Em uniforme de campanha o capitão dará a explicação necessária, dentro do quartel.
   Cabo aos soldados:
   _ Soldados, amanhã para receber o eclipse que dará a explicação necessária sobre o nosso capitão, o fenômeno será em uniforme de exercício. Isto, se chover dentro do quartel, o que não acontece todos os dias.

JOSÉ ROBERTO W. PENTEADO

Leia a história _ adaptada _” da Babel Moderna”, na qual cada um acrescenta a sua própria interpretação à informação.

“ Diretor industrial ao gerente de divisão:
   - Na próxima sexta- feira, por volta das 17h, o cometa Halley estará visível no céu desta área. Trata-se de fenômeno raro, que ocorre somente a cada 76 anos. Por isso, por favor, reúna os operários no pátio da fábrica, usando capacete de segurança, que eu farei uma  preleção explicando o fenômeno. Mas, se estiver chovendo, não poderemos ver nada. Nesse caso, reúna-os no refeitório e eu farei a preleção acompanhada de projeção de um  vídeo sobre o comete.
  Gerente de divisão ao supervisor de produção:
   _ Por ordem do diretor industrial, na sexta-feira, ás 17h, o Cometa Halley, fenômeno raro que só acontece de 76 em 76 anos, vai aparecer no céu sobre o pátio da fábrica, se não chover. Mas, se chover, leve todos os operários usando os seus capacetes, para o refeitório, onde o diretor vai fazer o favor de dar uma explicação científica, acompanhada de vídeo, sobre o raro fenômeno.
   O supervisor, uma pessoa perceptiva e atenta às novidades, levou a notícia, a seu modo, a seus operários:
   _ Olha, pessoal: outra novidade da reengenharia. Nesta sexta-feira, às 17 horas, antes de encerrar o turno da tarde, o diretor industrial vai confraternizar com os operários no refeitório, fenômeno raro, que não acontece há 76 anos. É para todos comparecerem, levando seus capacetes, que, em sinal de educação, devem ser retirados da cabeça. Vem acompanhado de um tal de Halley, entendido em cometas e especialista em problemas de segurança relacionados com a chuva. Projetará, inclusive, um filme sobre tudo isso.
   No dia seguinte, um operário comentava com outro, na hora do almoço:
   _ Você já sabe? Vão colocar um vídeo aqui no refeitório. O diretor industrial vem, pessoalmente, fazer a inauguração...”
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário